Convidados e Palestrantes

Michelle Mattiuzzi, Pesquisadora do corpo, bacharel em Performance e Teatro pelo curso Comunicação das Artes do Corpo PUC/SP. Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia. Atuação em intervenções urbanas, performances e fotografia com parceria dos fotógrafos brasileiros Alex Oliveira e Hirosuke Kitamura. Colaboradora dos coletivos GIA-BA e OPAVIVARÁ-RJ. Atualmente dedica-se a criação de seu trabalho artístico autoral Merci Beaucoup, Blanco!, que circula internacionalmente. Ainda, desenvolve projetos acerca da performance e fotoperformance, com o intuito de discutir os parâmetros de representação do corpo negro na contemporaneidade. Além de visitar temas e assuntos relacionados ao pós-colonialismo.

Endereço Lattes: 



Cíntia Guedes, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO-PÓS/UFRJ. Mestra pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (CAPES/UFBA) na linha de pesquisa Cultura e Identidade, com ênfase em cinema, estética, comunicação, diversidade de gênero e sexualidade e cinema documentário brasileiro. Graduada em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. . Pesquisadora do Grupo Cultura e Sexualidade (CU'S), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA desde 2009.

Endereço Lattes:



Sara Panamby, professora substituta na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, performer e pesquisadora nas áreas de Performance, Body Art e Body Modification. Doutoranda em Artes também pelo PPGARTES-UERJ e mestre pelo mesmo programa. Bacharel em Performance pelo curso de Comunicação e Artes do Corpo (PUC-SP). Em sua produção artística trabalha com limites psicofísicos através de práticas de modificação corporal e rituais revisitados, além da criação de personas por processos de colagem. Interessada nos fluxos de transbordamento e borramento de fronteiras propõem a radicalização dos sentidos e sentires através dos discursos pluralizantes e mitologias pessoais, buscando discutir o corpo em sua emancipação descolonizadora. Mantém parcerias com artistas como Otávio Donasci (BR), Pedro Costa (BR/DE), Rocio Boliver (MEX), Ron Athey (EUA), o coletivo transnacional La Pocha Nostra, Cia. Phila 7 (BR), Claire Jean (FR/BR), Bloco L!vre Rec!clato, entre outros, buscando a construção de redes. 



Frederico Feitoza, Professor de Estética Aplicada e Comunicação e Cultura na Universidade Católica de Brasília. Pesquisador vinculado ao Diretório de Pesquisa do CNPQ (Linguagem, Poesia e Comunicação) e editor responsável pela ESFERAS: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Possui estágio de doutoramento (CAPES) na Universidade de Leeds, Reino Unido. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, e especialista em Jornalismo Cultural pela Fundação Francisco Mascarenhas. Áreas de interesse: cultura visual, teoria crítica, psicanálise aplicada aos meios de comunicação, entretenimento e estética.



Matheus Santos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO-PÓS/UFRJ. Mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Tem especial interesse nas relações entre filosofia, estética, política, sexo/gênero e sexualidade. Atualmente concentra os seus estudos na relação entre imagem, abjeção e afeto. Possui cursos de análise fílmica, crítica cinematográfica e tratamento de imagem. Produtor na ARTyMANIA - produtora argentina de cinema e vídeo. Executou atividades de edição e produção no Instituto de radiodifusão da Bahia (TVE-BA), programa Soterópolis. Editor e Produtor do 'Ponto G', quadro do programa dedicado à discussão de questões ligadas a diversidade sexual. Foi assistente de Produção do V Encontro de Produtores e Distribuidores no VI Seminário internacional de cinema e audiovisual 
Endereço Lattes: 



Fabio Ramalho, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à linha de pesquisa em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Realizou estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na McGill University, Montréal, Canadá. Mestre em Comunicação pela UFPE e especialista em Jornalismo Cultural pela UNICAP. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco, onde leciona as disciplinas de Teoria e Estética da Imagem, História da Arte e Filosofia e Ética. Colaborar (ensaios e artigos) para veículos especializados, tais como o Pernambuco - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Revista ArtFliporto e Mil Inviernos (revista eletrônica latino-americana de literatura e outras artes). Ensaísta premiado no II Concurso de Ensaios Mário Pedrosa sobre Arte e Cultura Contemporânea. Membro do Cineclube Dissenso, onde atua na organização de sessões de filmes e debates. Membro do coletivo pernambucano de realização audiovisual Surto & Deslumbramento. 



Filipe Espíndola, artista plástico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 1994 produz colagens e fundou com mais três artistas, em 1997, o Grupo Neotato, participando de exposições em Campinas, São Paulo, Vitória e Salvador. Tatuador, performance, realiza perfuração e suspensão de corpos. Com Sara Panamby (parceira de performance desde 2009) e Matheus Santos coordena a CASA 24, no Rio de Janeiro, onde realizam imersões, residências, oficinas, exposições entre outros projetos artísticos de caráter independente.





Gilberta Soares, Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba. Doutora em Estudos Interdisciplinares em Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA) pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Colaboradora associada da Associação Cunhã Coletivo Feminista. 







Nycolas Albuquerque, Professor do Curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Amapá, Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense em 2012. Graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal da Campina Grande em 2007. Diretor, Roteirista e Editor, tenho interesse nas produções colaborativas, não autorais, dedicado principalmente em documentário e videoarte. Proponho debate sobre a produção de cinema sem filme, política e estética, arte relacional e espaço público. 
Endereço Lattes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário